A colocação de um implante é um processo doloroso?

Não, pois o paciente está anestesiado. No pós-operatório a dor é aliviada pela ação dos analgésicos.

Para que serve a acupuntura no tratamento odontológico?

É mais utilizada na analgesia dentária ou como complemento da anestesia. Há indicações eficazes, porém menos difundidas, como auxiliar na mobilidade dentária, correção ortodôntica e doença periodontal, bruxismo, ansiedade da cadeira do dentista e outros narrados pela literatura internacional. A acupuntura é útil também para analgesia pós-procedimentos odontológicos, fato comprovado cientificamente por estudos internacionais, à partir de resultado do “NIH Acupuncture Consensus Conference”.

A acupuntura substitui os tratamentos tradicionais?

Não. O seu papel é auxiliar, complementar ou otimizar o tratamento.

Qual o agente causador das doenças periodontais?

A placa bacteriana, que é um agregado de diversas espécies de bactérias habitantes da cavidade bucal, é considerada o agente desencadeador das doenças do periodonto. Inicialmente, um acúmulo excessivo de placa bacteriana, propiciado por uma higiene bucal deficiente pode levar à inflamação das gengivas (gengivite), e caso esse quadro não seja tratado corretamente pode haver a evolução da inflamação para o osso e fibras periodontais (periodontite), e que pode levar à perda do dente.

Qual a idade ideal para detectar eventuais problemas ortodônticos?

Sete anos é considerada uma boa idade. Uma consulta nessa idade permite ao profissional planejar com grande eficácia a necessidade ou não e a época em que deverá ser feita a intervenção. A maioria das maloclusões são tratadas mais facilmente na fase de crescimento.

Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?

Depende de muitos fatores, entre eles: cooperação do paciente, severidade da maloclusão, tipo de crescimento,… Tratamentos simples, que envolvem pequenos movimentos dentários duram aproximadamente 6 meses, no entanto, a grande maioria leva aproximadamente de 24 a 30 meses.

O tratamento de canal deixa o dente escuro?

Não. Um tratamento de canal bem realizado não escurece o dente.

Dente que sofre tratamento de canal fica mais fraco?

Sim. Dentes que possuem o canal tratado tornam-se mais suscetíveis à fraturas, pois a polpa dentária (nervo) que funciona como uma espécie de “amortecedor”, absorvendo e distribuindo os impactos que o dente sofre, já não existe mais, deste modo tornando-o suscetível à fragmentação.